Joinville Intensifica ações de limpeza nos rios para preservar o meio ambiente |
Industrial catarinense está menos confiante em agosto
-
Foto: Reprodução -
Pela primeira vez em 2024, o ICEI fica abaixo dos 50 pontos, indicando falta de confiança dos empresários da indústria de SC; desempenho reflete desvalorização cambial e impacto nos custos
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), registrou 49,6 pontos em agosto. O desempenho reflete a falta de confiança do industrial na economia, já que números inferiores a 50 pontos sinalizam perspectivas negativas. É a sexta queda consecutiva do ICEI em Santa Catarina. Já o indicador que mede a confiança do empresário brasileiro está em 51,7 pontos.
Análise do Observatório FIESC aponta que a desvalorização do Real frente ao dólar está entre os fatores para o sentimento negativo, já que encarece os insumos importados, impactando os custos das indústrias.
O indicador é uma combinação do Índice de Condições Atuais - que avalia se as condições econômicas estão melhores que nos últimos seis meses na percepção dos industriais - e o Índice de Expectativas - que mede as expectativas para os próximos seis meses.
O sentimento do empresário da indústria de SC é negativo no Índice de Condições Atuais, com 45,6 pontos, abaixo do indicador brasileiro, que ficou em 47,2 pontos. Já o indicador que mede expectativas foi positivo, com o Índice alcançando 51,6 pontos em SC, contra 53,9 pontos da média brasileira. Apesar de ainda otimista, a pontuação alcançou seu menor nível desde dezembro de 2023 e também foi inferior à registrada em agosto do ano passado, quando atingiu 53,4 pontos.
Entre as explicações, o Observatório FIESC aponta a deterioração das expectativas da economia destacadas no Boletim Focus, do Banco Central. A taxa de câmbio, a possibilidade de manutenção e até alta da Selic e os efeitos negativos dos conflitos entre Rússia e Ucrânia e no Oriente Médio contribuem para a sensação de incerteza, afetando as expectativas dos industriais do estado.
Deixe seu comentário